Páginas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Voltando pra casa

Deixei o blog um pouquinho para curtir as férias, mas estou de volta!!!

E hoje o post tem tudo a ver com volta de viagem, com a geladeira vazia a dica é: Como limpar sua geladeira

geladeira-suja

Uma boa hora para limpar o interior da geladeira é antes de ir ao supermercado, ou quando ela está mais vazia que cheia.

Comece fazendo uma limpa em alimentos estragados ou vencidos, se tiver. Use uma caixa térmica ou isopor para o que restar e conserve os produtos durante a limpeza.

Retire as partes móveis, inclusive as gavetas e as prateleiras da porta. Deixe de lado, até que cheguem a temperatura ambiente.

Dica caseira: Para 1 litro de água, dissolva 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio. Essa misturinha é mágica para higienizar e tirar mau cheiro.

Limpe com um pano embebido nessa mistura, as paredes, portas e chão da geladeira. Enxague com um pano umedecido em água e depois seque com toalha de papel ou pano seco.

Lave as partes móveis com água quente e sabão. Enxague e deixe escorrer.

Dica: espere até que as prateleiras fiquem na temperatura ambiente, pois com o choque de temperaturas elas podem sofrer rachaduras ou quebrar.

Faça o mesmo procedimento com o freezer ou congelador. As forminhas de gelo devem ser lavadas e enxaguadas muito bem para usar novamente.

As geladeiras que possuem o dispenser, tendem a ser uma incubadora de bactérias se não lavadas e desinfetadas com frequência.

Por fora a geladeira também precisa de cuidados. Use apenas água e detergente neutro para a limpeza exterior.

Aspire os caninhos que ficam embaixo ou atrás ao menos uma vez por ano, para manter o bom funcionamento.

Dica: nunca vire a geladeira de lado, pode danifica-la. Ao afastar da parede, puxe-a no sentido vertical e depois volte a posição empurrando-a.

Após a faxina, retorne  as partes móveis. Se preferir, em cada prateleira coloque um perfex (encontra em qualquer supermercado) ou toalhas de papel, isso ajudará numa limpeza rápida caso ocorra algum acidente.

Coloque um copinho com bicarbonato de sódio na porta da geladeira e do congelador (ou freezer), isso ajuda a absorver odores e impedir o surgimento de novos.

Faça a manutenção semanal, retirando verduras e legumes que não serão aproveitados.

Se houver algum resíduo líquido ou de alimentos que secaram dentro da geladeira, embeba um pano na solução bicarbonato de sódio e água (faça uma pasta, a quantidade depende do tamanho do resíduo), e coloque sobre o resíduo. Feche a porta e deixe agir por 20 minutos ou até que esteja fácil de ser removido.

Dica de ouro: para evitar encardir ou acumular pó em cima da geladeira, revista a parte de cima com filme PVC. O plástico pode ser limpo com um pano seco e a cada nova limpeza pode ser trocado.

Geladeiras de aço inoxidável: a dica é limpar a parte externa com a solução de água quente e detergente neutro, com pouca espuma. Enxague com um pano limpo, úmido em água quente para remover o sabão. Seque com um pano limpo. Com um lustra móveis que contenha óleo de laranja, borrife em uma área de cada vez e esfregue com um pano limpo na direção dos veios. Marcas de digitais, manchas de água e outras, desapareceram.

Fonte: Livro Casa Limpa e Organizada

Nenhum comentário:

Postar um comentário